top of page

A Hikvision aplica a Inteligência Artificial ao cuidado de pacientes


As câmaras ‘fish-eye’, com software específico, detetam imediatamente situações que podem pôr em risco a saúde dos pacientes.

 

 

 

  • Esta solução é particularmente útil em ambientes como lares de idosos ou hospitais psiquiátricos, que exigem cuidados mais rigorosos.

 

 

A Hikvision, fornecedora líder de soluções de AIoT e serviços de Big Data centrados em vários setores, desenvolveu uma solução específica que melhora os cuidados dos pacientes em instalações médicas. Esta solução consiste na instalação de câmaras em determinados quartos que, graças a um software de inteligência artificial, detetam comportamentos potencialmente perigosos dos pacientes. Caso se detetem estes comportamentos, o sistema envia um alerta imediato para o centro de controlo médico, para que o pessoal do centro possa responder à situação em segundos.

 

Esta solução era procurada por parte de instalações com pacientes particularmente vulneráveis, como lares de idosos ou hospitais psiquiátricos. O sistema baseia-se na instalação de câmaras olho-de-peixe nos quartos dos pacientes. Estas câmaras têm uma visão completa do quarto, sem pontos mortos, mas respeitam a privacidade dos residentes. Graças ao software de inteligência artificial, o equipamento deteta situações de risco - quedas, deambulação pelo quarto ou tempo excessivo na casa de banho - e alerta imediatamente o centro de controlo, para que o pessoal médico possa deslocar-se rapidamente ao quarto para ver o que aconteceu e agir em conformidade.

 

A nova solução da Hikvision representa um grande passo em frente nos cuidados aos pacientes, uma vez que permite monitorizar todos os quartos em tempo real, algo que anteriormente não era possível, visto que cada centro médico estava limitado pela disponibilidade de pessoal e pela frequência com que o pessoal podia visitar cada quarto. "Com esta tecnologia, - explica Alfonso Lorenzo, responsável pela vertical Saúde da Hikvision - estamos a colocar os centros médicos na vanguarda da utilização da visão artificial. Esta solução marca um antes e um depois na gestão de instalações sócio-sanitárias.”




1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page