Uma boa escolha de lâmpada pode proporcionar um ótimo aproveitamento do ambiente. Além de favorecer a decoração, pode trazer sensação de conforto e relaxamento. Da mesma forma como pode contribuir positivamente, uma escolha errada na temperatura e cor da lâmpada pode nos trazer a sensação de cansaço visual ou até mesmo desconforto, dependendo do ambiente onde se localiza.
Mas afinal, o que quer dizer luz quente e luz fria ?
Quando nos referimos na temperatura da lâmpada, não estamos falando no calor físico da lâmpada, mas sim na cor que a luz proporciona para o ambiente.
Diante do avanço tecnológico das lâmpadas, foi necessário estabelecer uma escala de tonalidade, de acordo com a temperatura que os filamentos metálicos eram submetidos. Foi observado que quanto mais calor era aplicado no material metálico, mais branca era a luz emitida.
Branco quente: 2800-3500K
Branco natural: 4000K
Branco frio: +5000K
Com o branco quente conseguimos uma luz próxima à luz emitida pelas lâmpadas de halogénio ou fluorescentes; enquanto o branco natural produz um efeito que se parece mais à luz do dia; já o branco frio percebe-se como uma luz mais artificial, com um branco brilhante e levemente azulado.
Como escolher a temperatura de cor perfeita
Poder comprar lâmpadas LED segundo a sua temperatura de cor, significa que poderá escolher entre uma grande variedade de tons para completar a decoração da sua casa, estabelecimento ou industria. Os diferentes níveis de luz afetam a como nos sentimos.
Tendo em conta que a luz forte nos dá mais energia e é capaz de aumentar a nossa atenção, à noite, para relaxar, é aconselhável atenuar as luzes ou utilizar lâmpadas LED com temperaturas de cor mais quentes (2800K a 3000K).
Se quiser melhorar o seu estado de humor, considere passar-se a lâmpadas LED de espectro completo (aproximadamente 4.000K), uma vez que estes tipos de lâmpadas imitam a luz natural. E caso não seja um fã das luzes LED com esta temperatura de cor, prove com o branco frio, entre 6000K e 6400K.
Comments